VII Seminário A Voz e A Cena
30 de agosto a 03 de setembro de 2017
Dourados – Bonito | MS
Programação completa
ETAPA 1 – DOURADOS
30/08
QUARTA-FEIRA
13:00 – 14:00
Credenciamento
Local: Auditório da UFGD - Unidade I
14:00 – 17:00
Oficina: A elocução nos séculos
XVIII e XIX
Ministrante: Isabella
Irlandini (UDESC)
Local: Auditório da UFGD - Unidade I
Resumo: Uma
oficina prática/teórica a partir de exercícios propostos pelos manuais de
elocução ingleses e americanos dos séculos XVIII e XIX.
14:30 – 18:00
Credenciamento
Local: Teatro Municipal de Dourados
15:30 – 17:00
Oficina: Experimentos em
composição corporal vocal
Ministrante: Jane
Celeste Guberfain (UNIRIO)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Resumo:
O objetivo principal dessa oficina é propiciar aos participantes a
experimentação das diversas composições corporais / vocais a partir de manobras
específicas e articulatórias.
18:00 – 19:30
Abertura oficial do VII Seminário A Voz e A Cena
Local: Teatro Municipal de Dourados
Mesa de Recepção ao Evento - com Convidados/Apoiadores
Mediação: Marcos Chaves (UFGD)
Palestra: Trocas Culturais entre os grupos Veraju e
Ñemongo’i: Uma experiência musical com o povo Kaiowa
Palestrante: Graciela Chamorro (UFGD)
19:30 – 20:00
Coffee break
20:00 – 22:30
Fórum Temático “Pedagogias da Voz”
Mediação: Meran Vargens (UFBA)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Palestrantes:
·
Leticia Carvalho Gaspar de Moura (UNIRIO)
o
Título: Reflexões sobre a vivência do
Canto nas Artes Cênicas em Sala de Aula
o
Resumo: Partirei
do relato de trabalho desenvolvido com os alunos de graduação em Artes Cênicas
da UNIRIO nas disciplinas de Canto 1 e Canto 2, levantando as questões com as
quais me deparei e trazendo provocações que acredito que os colegas presentes
vão poder me ajudar a refletir e, todos, poderemos enriquecer nossas práticas
artísticas/pedagógicas. Tenho como principal eixo teórico-metodológico as
reflexões de Jerzy Grotowski e Thomas Richards a respeito do canto e também
sobre a relação corpo/voz.
·
Marco Flavio de Alvarenga (UFOP)
o
Título: A Formação Vocal de Atores nos Cursos de Interpretação
o
Resumo: A pesquisa tem um olhar sobre a
formação vocal do ator, em cursos de Bacharelado em Interpretação. Busca-se,
por meio da análise dos cursos superiores de interpretação, particularidades em
processos formativos da voz do ator que podem ser tomados como características
dos programas de cursos e das práticas didáticas que visam ao desenvolvimento
da voz do ator nesse âmbito.
·
Leonel Martins Carneiro (UFAC)
o
Título: O corpo-voz na floresta: reflexões sobre o ensino de teatro na
Universidade Federal do Acre
o
Resumo: O trabalho coloca em discussão
a pedagogia da voz, considerando o corpo e a voz como elementos indivisíveis, a
partir da experiência desenvolvida no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas:
Teatro, da Universidade Federal do Acre. Tal empreitada será realizada através
de uma operação de análise que fricciona a prática desenvolvida na disciplina
de Ação Vocal I (do 2º semestre de 2016) e os escritos de Jerzy Grotowski,
buscando demonstrar uma possibilidade para o treinamento do corpo-voz no
contexto acreano.
·
Valéria Rocha (Dulcina de Moraes)
o
Título: Pedagogias e Poéticas vocais – A voz em presença
o
Resumo: Este trabalho visa refletir
sobre o processo de ensino-aprendizado ao que tange poéticas vocais e suas
reverberações, realizado com alunos do curso de Bacharelado e Licenciatura da
Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília/DF.
·
Kátia Milene dos Santos Maffi (UnB)
o
Título: Voz na Técnica Klauss Vianna: algumas pistas
o
Resumo: O estudo apresenta uma proposta
de produção vocal articulada com a competência cinética a partir da Técnica
Klauss Vianna. Pedagogicamente, duas pistas metodológicas da Técnica – a escuta
(Miller, 2007) e a respiração (Vianna, 2008) – são abordadas para se pensar no
trabalho vocal de atores. Estas pistas fomentam outra possibilidade de entrada
na Técnica Klauss Vianna.
·
Eugênio Tadeu Pereira (UFMG)
o
Título: O aquecimento vocal para o trabalho cênico: percursos investigativos
o
Resumo: Essa
pesquisa versa sobre os procedimentos necessários de aquecimento corporal e
vocal para a atuação cênica. Pergunta-se o como e quando um artista cênico se
percebe aquecido para que possa entrar em cena de forma saudável e expressiva.
Busca-se, junto a profissionais da área, estudantes e grupos teatrais do Brasil
e de Portugal pistas para compreender a diversidade de procedimentos em relação
a esses aspectos do trabalho cênico.
·
Laura Beatriz Backes (UFPel)
o
Título: A abordagem somática na pedagogia vocal
o
Resumo: Pesquisa somático-performativa,
conceito trazido por Ciane Fernandes, que vem sendo realizada com o propósito
de configurar uma prática pedagógica para a voz a partir de uma abordagem
somática. Traz a experiência de docência na universidade contaminada por
referências teórico-experienciais tanto de somáticas corporais, como o Sistema
Laban/Bartenieff de Análise do Movimento, Body-Mind Centering, Ehrenfried,
Moshe Feldenkrais e Mathias Alexander, como práticas vocais desenvolvidas junto
ao Centro Artístico Roy Hart e ao músico Fábio Mentz.
22:30
Jantar
31/08
QUINTA-FEIRA
8:00 – 11:00
Oficina: Cantando e encenando
com @s Kaiowa
Ministrantes: Graciela
Chamorro (UFGD); Arami Argüello Marschner (UNICAMP) e uma colaboradora Kaiowa
Local: Núcleo de Artes Cênicas – UFGD - Unidade II
Resumo: As comunidades kaiowa mais
tradicionais têm um repertório rico e diversificado de cantos. Nesta oficina
gostaríamos de cantar com @s participantes alguns desses géneros de música
vocal, realizar alguns exercícios corporais desenvolvidos a partir de algumas
imagens míticas e de experiências vividas com as comunidades com as quais
trabalhamos e ensaiar os passos e movimentos que acompanham os cantos.
Esperamos proporcionar assim uma experiência intercultural no âmbito da
sonoridade, da corporeidade e da poética indígena. De ser possível, contaremos
com a presença de uma mestra tradicional kaiowa junto às ministrantes.
11:30
Almoço
13:30 – 16:00
Fórum Temático “A Voz e A Arte da Cena”
Mediação: Maria Regina Tocchetto de Oliveira (UFGD)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Palestrantes:
·
Daiane
Dordete Steckert Jacobs (UDESC)
o
Título: Vozes Narrativas em performance
o
Resumo: O quê pode uma voz narrativa?
Contar histórias? Suscitar emoções? Forjar imagens mentais? Refletir sobre uma
determinada realidade social? Esta comunicação visa discorrer sobre as
diferentes funções da voz no teatro narrativo, tanto em relação à sua
materialidade quanto em relação à sua performatividade. Trata-se de uma
pesquisa em fase de levantamento bibliográfico, que abrange teóricxs das áreas
do teatro, música, filosofia, história cultural e literatura.
·
Cesar Lignelli (UnB)
o
Título: Vozes do Fracasso
o
Resumo: Com a exposição de
procedimentos de composição referentes a sonoridades e visualidades da cena no
experimento teatral Os Fracassados
(2015-2017) do Grupo Desvio (DF) vinculado ao Grupo de Pesquisa Vocalidade
& Cena (CNPq desde 2003), objetiva-se ampliar noções do fracasso,
relacionando-o à atuação e à vida por meio de sugestões expandidas de
dramaturgia e de voz partindo de autores como Berry (1973; 1993), Davini
(1999), Sundberg (1997) e Zizek (1997).
·
Moira Albornoz Stein (UFPel)
o
Título: A performatividade da fala do ator - pistas a partir do trabalho de
Jorge Parente e de Enrique Pardo
o
Resumo: Esta pesquisa investiga a
performatividade da palavra falada no trabalho do ator/performer. A partir da
vivência do trabalho de Corpo e Voz de Jorge Parente e do Teatro Coreográfico
de Enrique Pardo, que incluem um trabalho de experimentação e composição
corporal e a ampliação das potencialidades vocais do ator/performer, trago
algumas reflexões sobre a integração da palavra com a ação física, incluindo
corpo e voz. Aparecem nesta reflexão as noções de singularidade e
interculturalidade como aspectos com os quais o ator se vê instigado a
trabalhar, na descoberta da sua singularidade vocal, e na abertura e confronto
em relação a outras culturas, sua história e seus mitos.
·
Ana Flavia Hamad (UFBA)
o
Título: A Musicalidade do Ator: um trabalho de composição dramatúrgica e
cênico-vocal, a partir da música contemporânea
o
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre
a musicalidade do ator a partir das experiências da autora, na busca de um
possível caminho de trabalho dramatúrgico e cênico-vocal a partir da música
contemporânea. O estudo gerou dois experimentos que tiveram como objetivo
pesquisar como o trabalho vocal do ator pode ser uma estratégia composicional e
como pode a música contemporânea construir aspectos imagéticos de uma cena e
gerar uma partitura vocal/corporal do ator para um trabalho sobre o texto, a
cena e sua dramaturgia.
·
Wânia Storolli (UNESP)
o
Título: Voz e Performance: reflexões sobre a natureza da voz
o
Resumo: Este estudo traz uma reflexão
sobre a natureza da voz e sua relação com a performance, explicitando
inicialmente diversas questões que surgem quando se propõe a refletir sobre o
fenômeno vocal. Fundamentando-se em
teóricas como Doris Kolesch e Adriana Cavarero, o trabalho observa o aspecto de
performatividade da voz, o possível desdobramento das vozes em personas, a
relação com a palavra e a busca de uma voz primordial por artistas, cujas
linguagens artísticas singulares resultam da pesquisa vocal.
16:00 – 19:00
Oficina: A composição cênica
vocal integrada aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais do intérprete.
Ministrante: Elaine
Cardim de Lima (UFBA)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Resumo:
Experimentação proposta a atores e pesquisadores interessados numa investigação
de suas características vocais, buscando explorar qualidades sonoras não
usuais, particulares e universais integradas aos aspectos
corporais-imagéticos-emocionais do intérprete visando a construção e
ampliação de um repertório próprio de sons e gestos para a composição
cênica. Objetiva: compartilhar olhares diferenciados sobre o trabalho
de composição do ator e suas práticas corpóreo-vocais; movimentar, afetar,
silenciar, mergulhar, respirar; indagar “como a ampliação da consciência da voz
integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos do ator pode colaborar
e desembocar (fazer sair pela
boca) processos de criação, encenação e de dramaturgia cênica?”.
16:00 – 19:00
Oficina: A voz do ator em
espaços abertos
Ministrante: Marco
Flavio de Alvarenga (UFOP)
Local: Sala 401 (UFGD/Unidade I) ou Núcleo de Artes Cênicas (UFGD/Unidade
II)
Resumo:
A oficina pretende dar um panorama sobre a preparação vocal de atores voltada
para a performance vocal em espaços abertos, por meio da pratica vocal na qual
são explorados exercícios e técnicas vocais desenvolvidas pelo professor.
19:00 – 19:30
Coffee break
19:30 – 21:00
Fórum Temático “Pedagogias da Voz”
Mediação: Michel Mauch (UFGD)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Palestrantes:
·
Elthon Gomes Fernandes da Silva (UFPB); Maria Lúcia Gurgel da Costa
(UFPE); Léslie Piccolotto Ferreira (PUC-SP)
o Título:
Oficinas com jogos teatrais e os efeitos na expressividade oral de pessoas com
Doença de Parkinson
o
Resumo: Com o objetivo de
comparar a expressividade oral de pessoas com Doença de Parkinson, antes e após
oficinas com vivências em jogos teatrais, quatro voluntários, da cidade de João
Pessoa (PB) diagnosticados com a doença participaram de 10 encontros que
estimularam a voz, fala e movimento. Gravações em áudio foram realizadas no
início e no final desse período e estudantes universitários foram solicitados a
classificar essas falas nas categorias “melodiosa”, “agradável”, “atrativa” e
“compreensível”. As oficinas permitiram melhora na expressividade oral desses
participantes.
· Júlia Alves Rodrigues Carvalhal (UnB)
o
Título: O trabalho técnico-criativo em “A
Palavra em Performance”
o
Resumo: Esta comunicação tem como
objetivo discutir técnicas de trabalho com a palavra falada, como memorização
de texto, mapa de sentido e estudo contextual, a partir da observação ativa
realizada na disciplina A palavra em
performance (1º/2017), ministrada pela professora Dra. Sulian Vieira na
Universidade de Brasília. Visa, ainda, problematizar a análise feita a partir
de reflexão acerca dos parâmetros essenciais, identificados por Jerzy Grotowski
(1992), para construção de vocalidade em cena.
· Sulian
Vieira Pacheco (UnB)
o
Título: Trânsitos da Letra à Cena e os Processos de Composição de Memória
o
Resumo: Proponho observar as
singularidades dos processos de composição de memória no que tange os trânsitos
entre a representação gráfica, ou seja, os textos teatrais, e a cena. As
diferenças de empenho do corpo na performance da leitura e na performance
teatral orientam nossa prática pedagógica que propõe problematizar as práticas
de composição de memória, comumente situadas na periferia dos processos
criativos.
· Rose
Mary de Abreu Martins (UFPE)
o
Título: Nova
Abordagem Metodológica: implementação da Microatuação.
o
Resumo: A experiência
descrita neste estudo tem por base a Microatuação sistematizada por Silvia
Davini. Objetiva descrever o processo de composição de cena a partir do texto
teatral A Viagem de Um Barquinho, de
Sylvia Orthof, junto a seis atores e cujo resultado (o espetáculo) foi
submetido a um público de crianças. Os referidos atores integram o Grupo da
Quinta, vinculado ao Laboratório de Artes Cênicas da UFPE, que vem, desde 2003,
desenvolvendo uma pesquisa sobre vocalidade na cena.
· Maria
Lyra [Maria Cláudia Santos Lopes] (UFU)
o
Título: A dimensão sagrada da voz: percursos de pesquisa
o
Resumo: Em minha trajetória como
mestranda construo, a partir do diálogo com dois contextos distintos de estudo,
uma reflexão sobre a dimensão sagrada da voz, pensando sobre a concretização da
presença no exercício da voz poética, relacionando “sagrado” a ideia de
“alargamento de si e do mundo”, trazidos por Grotowski. Agora, no início do
doutorado, me debruço ainda sobre a questão da presença do ator, de sua
formação, no contato com os cantos das tradições de cultura popular no Brasil
(cantos de fé, de festa e cantos de trabalho).
· Luciano
Matricardi (UEL/UNIRIO)
o
Título: Experiências do canto como trabalho do ator sobre si: o canto que canta
em mim
o
Resumo: Busco investigar, através de um
laboratório de criação cênica, as técnicas de canto do Candomblé Nagô como
potência para um descondicionamento da percepção e comportamento cotidianos do
sujeito-ator, na direção de um alargamento da experiência do “si mesmo” e de um
contato desarmado com o outro no processo criativo. Em uma interlocução com a
pesquisa de Jerzy Grotowski sobre as práticas de canto no Vodu haitiano, não se
trata, nesta abordagem, de produzir efeitos sonoros, mas do atuante deixar-se
atravessar pela canção, abrindo-se como um canal para que “algo cante nele”.
21:30
Apresentação artística
“Pequeno Manual de Inapropriações”
Artista: Daiane Dordete (UDESC)
Local: Casulo - Espaço de Cultura e Arte
Parceria: Solo de Quintal
Resumo: Este pequeno manual brinca com ecos de memórias: vozes,
corpos e ações que permeiam modos de (não) ser (?) É feito um convite à
vivência de experiências sinestésicas através de memórias (re)inventadas,
reveladas pelo corpo vocal engendrado e desconstruído em cena. Ao público é
destinado o papel de coautor da obra, na apreensão singular do acontecimento
teatral, na responsividade à cena e na disponibilidade de ser humano.
22:30
Jantar
ETAPA 2 – BONITO
01/09 SEXTA-FEIRA
7:00
Translado
11:30
Almoço
13:30 – 16:30
Oficina: Canto, Escuta e
Exercício de si
Ministrante: Maria
Lyra [Maria Cláudia Santos Lopes] (UFU)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: Pretendo na oficina proposta compartilhar meus aprendizados
oriundos da Formação: A Arte do Ser Cantante, abordagem metodológica de Cecília
Valentim, com quem estive no meu percurso de mestrado e continuo em formação,
no seu módulo de aprofundamento. A escuta como princípio vocal e a liberação da
voz a partir da prática de alguns cantos de tradição são elementos que orientam
a oficina.
17:00 – 20:00
Oficina: “Em torno da palavra”: sopros e sonoridades em
movimento
Ministrante: Wânia Storolli
(UNESP)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: A partir de estratégias que conectam movimento,
respiração e voz esta oficina pretende explorar a palavra e sua potencialidade
sonora na geração da cena, fazendo uso de processos de desconstrução e
improvisações livres e tendo como material para experimentação a poesia de
Manuel de Barros.
20:00
Jantar
21:30
Apresentação artística
“Contações e Cantações
inventadas de memórias incabíveis”
Artistas: Ana Flavia Hamad,
Elaine Cardim e Meran Vargens
(UFBA)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: Apresentação do experimento
poético vocal em processo nascido de encontros entre o LAVRARE e Mônica
Montenegro, ocorridos a partir da última edição do Seminário A Voz e a Cena, em
setembro de 2016, em Salvador. Em cena, três lavradeiras e tudo o que há entre
o silêncio e o grito, rascunham sentidos melódicos que ecoam da voz cantada à
voz poética falada.
22:30
Espaço para troca de
experiências
Local: Centro de Convenções Marruá
02/09 SÁBADO
11:30
Almoço
13:00
Demonstração artística
“Debanda: cantadas de
coisas contadas”
Artista: César Lignelli (UnB)
Local: Centro de Convenções Marruá ou Praça da Liberdade
(Bonito/MS)
Resumo: Algo invade o espaço,
parece uma pessoa. Mas tudo nele também é som. Qual a diferença entre
instrumentos musicais e seu corpo? Ele é deste tempo? Ele é ela? Ela é de onde?
Que línguas são essas? Ela são eles? Somente canta, por quê? Que mais?
14:00 – 17:00
Oficina: Voz e percepção de si - abordagem somática
para voz
Ministrante: Laura
Beatriz Backes (UFPel)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: A partir de princípios da Educação Somática - tendo
como referenciais o sistema Laban-Bartenieff, a ginástica holística e o BMC -
esta oficina pretende proporcionar a propriocepção na descoberta de novos
territórios vocais. Tanto em movimentos de maior amplitude no espaço, como na
percepção da ressonância da voz através da mobilidade dos espaços da boca e
faringe, abrindo-se para conexões sutis com os impulsos internos na criação
sonora.
17:30 – 20:30
Oficina: Práticas vocais
lúdicas
Ministrante: Eugênio
Tadeu Pereira (UFMG)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: A prática vocal lúdica a partir de jogos e canções
tradicionais brasileiras e de outros países; o jogo tradicional como mediador e
propulsor da experiência teatral; recriação de jogos para a elaboração de cenas
e para o trabalho vocal corporal.
20:30
Jantar
21:30
Apresentação artística
“Serenata de amor”
Artista: Isabella Irlandini (UDESC)
Local: Centro de Convenções Marruá
Resumo: A relação entre filha
e pai é apresentada por meio de uma contação de histórias autobiográficas da
atriz permeada por canções de seresta acompanhadas por um violão. As histórias
tem um foco nas relações de gênero desenvolvidas ao longo dos anos da atriz, e
são perpassadas por momentos e questões políticas e históricas do país, assim
como pela música que faz parte do universo dessas histórias. Direção de Tefa
Polidoro.
22:30
Espaço para troca de
experiências
Local: Centro de Convenções Marruá
03/09 DOMINGO
8:00
Café com Encerramento
Local: Marruá (Bonito/MS)
9:00
Translado
14:00
Avaliação do VII Seminário A Voz e A Cena e
Prospecção 2018
Local: UFGD (Dourados/MS)
04/09
SEGUNDA-FEIRA [Convite/Atividade
extra]
14:30 e 20:00
Apresentação artística
“Meu Mano Humano”
Grupo: Cia. Última Hora (Dourados/MS)
Local: Teatro Municipal de Dourados
Resumo: Palomito é o
nome de um gato muito sonhador que descobre, certo dia, que seus pais humanos
terão um filho. Mas o que parece uma boa notícia, enche o gatinho de
preocupação: será que seus pais continuarão o amando mesmo depois de ter um
“filho de verdade”? Ao lado de uma tartaruga, um cuco, um caranguejo, um grupo
de gatos de rua e um cachorro bobo, Palomito irá descobrir muitas coisas sobre
amizade, sobre coragem e sobre o amor. “Meu Mano Humano” é um musical para
crianças de todas as idades, um drama que perpassa temas como adoção e
diversidade, de dramaturgia e trilha inéditas nesta obra contemplada com o
Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2016 da Fundação de Cultura de Mato Grosso do
Sul.
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